Susana Gigo Ayres http://susanagigoayres.com.br Susana Gigo Ayres Mon, 18 Feb 2013 14:51:10 +0000 en hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.3.1 Acupuntura http://susanagigoayres.com.br/?p=181 http://susanagigoayres.com.br/?p=181#comments Tue, 02 Oct 2012 14:42:40 +0000 admin http://susanagigoayres.com.br/?p=181 A primavera é um novo começo, época do ano de acordar com o sol e fazer caminhadas ligeiras, atividades yang que refletem a natureza ascendente e ativa desta estação. A vida empurra as plantas para cima depois do inverno seco. A visão da cor verde das plantas novinhas nutre a alma através dos olhos, de tal forma que o apetite por comida diminui e o corpo se limpa, não só de resíduos alimentares, mas do desejo excessivo e das emoções de insatisfação, impaciência e raiva. Os olhos e a mente estão mais atentos, a visão torna-se mais clara. As coisas são vistas de novas maneiras. Momento próprio para contatar sua própria natureza e dar atenção à consciência de si e de sua expressão.

As forças sobrenaturais da primavera criam vento no Céu e madeira na Terra. No corpo criam o fígado e os tendões; criam a cor verde e dão à voz a habilidade de fazer um som gritante; criam os olhos, o sabor ácido, a emoção raiva. (do Ling Shu, Huangdi Neijing).

Devemos aproveitar o momento para mudar hábitos, tomar novos contornos, buscar novos desafios, ver brotar outras sementes. Essa é a possibilidade de renovação que a primavera nos oferece, com frescor, vitalidade e flexibilidade. Momento de retificar o fígado e a vesícula biliar, comendo menos para limpar o corpo de gorduras e comidas pesadas do inverno. A dieta deve ser a mais leve do ano, com comidas que enfatizem as qualidades yang, ascendentes e expansivas da primavera – plantas jovens, brotos, folhas imaturas e cereais.

A qualidade expansiva e crescente dos alimentos de sabor doce e pungente, como chá de hortelã com mel, é recomendada como um meio de criar uma primavera pessoal por dentro. Ervas aromáticas picantes/pungentes – manjericão, funcho, manjerona, alecrim, cominho, louro – são desejáveis nesta época. São bem vindos os carboidratos complexos, como cereais, leguminosas e sementes, que têm sabor doce que aumenta com a germinação, assim como jovens cenouras, beterrabas e outros vegetais amiláceos que trazem, além do doce, o frescor.

Preparar a comida é mais simples na primavera. Comidas cruas e brotadas podem ser enfatizadas, encorajam a presteza, o movimento rápido e as atividades mais voltadas para o exterior. Também limpam e refrescam. Não obstante, existem limitações. Excesso de alimentos crus pode enfraquecer a digestão e desencadear reações de limpeza excessivas, e não devem ser comidos na inflamação do cólon.

Nesta época é melhor cozinhar por menos tempo e em temperaturas mais altas; assim a comida não fica tão cozida.

Proteger o fígado é a grande pedida. Muita gordura, química, toxinas e alimentos refinados bagunçam os processos bioquímicos do fígado, facilitando seu congestionamento. A fisiologia chinesa tradicional diz que o fígado saudável estabelece um fluxo de energia suave e curativo através da pessoa toda (corpo e mente). Quando o fígado é harmonioso, nunca há estresse e tensão. Pessoas com fígado vitalizado são calmas; fazem julgamentos corretos e são eficientes quando responsáveis por decisões. Se obstruído, estagnado ou superaquecido, o fluxo de energia no fígado e no corpo são prejudicados, resultando em dificuldade emocional ligada à raiva: impaciência, frustração, ressentimento, rudeza, arrogância, teimosia, agressividade e uma personalidade impulsiva e explosiva. Se essas emoções são reprimidas sem uma oportunidade de transformação, causam depressão. Mudanças de humor bem como excessos emocionais em geral são ligadas ao fígado.

Comer demais, com muita gordura e tarde da noite deixa o fígado inchado e lerdo em sua tentativa de fazer a energia circular harmoniosamente pelo corpo. O chi (energia que circula no corpo) estagna no fígado e não é distribuído direito.

Em situações assim pode ocorrer nódulos na tireoide, distensão de abdômen ou tórax, inchaços ou caroços no pescoço, nas axilas, nos lados do corpo.

O fígado rege os tendões e os olhos, e quando o fluxo de chi e de fluídos do corpo são deficientes, os tendões não são “umedecidos” e podem se romper, inflamar ou causar contrações incomuns ou fraqueza nos músculos, resultando num corpo rígido e pouco flexível.

Os meridianos do fígado passam através dos olhos e influenciam os tecidos em torno deles, que são diretamente afetados de inúmeras formas. Catarata; glaucoma; olhos inflamados, lacrimejantes, vermelhos ou secos; miopia ou hipermetropia e outras anomalias visuais basicamente espelham as condições do fígado.

O fígado armazena e purifica o sangue, liberando-o para a circulação em períodos de atividade maior. Enquanto armazenado, o sangue é processado e purificado. Entretanto, se o fígado está estagnado, a purificação do sangue pode ser inadequada, levando à liberação de toxinas através da pele. Sangue impuro é causa de acne, eczema, furúnculo, espinha e alergia; além disso, sangue tóxico alimenta todas as condições degenerativas, incluindo câncer e artrite.

Se a armazenagem de sangue funciona mal, a menstruação pode ser excessiva, irregular, escassa ou ausente. O sangue lubrifica e nutre os tecidos; se houver deficiência de sangue do fígado teremos anemia, secura, espasmos ou fraqueza de tendões/músculos/ligamentos, unhas quebradiças e manchas no campo visual.

Vento, uma força climática associada com o fígado e com a primavera, é descrito nos clássicos chineses como a influência ambiental externa que entra no corpo com certa facilidade e causa transtornos.

Os sinais gerais de vento no corpo são: dores que se movem, convulsões, tremores, cãibras, vertigens, derrames, tempestades emocionais, nervosismo, incerteza, espasmos, coceiras, tonturas. O vento pode danificar certos órgãos e sistemas causando estase: rigidez, paralisia, hemiplegia, coma e insensibilidade.

Quando o fígado fica estagnado acontecem sedimentos na vesícula biliar. A vesícula, atuando como um reservatório para a bile, torna-se menos eficiente quando entupida por sedimento, e problemas agudos podem surgir do deslocamento desses sedimentos para o duodeno. Pessoas com processos crônicos precisam de uma limpeza de vesícula biliar para poder se recuperar completamente.

Buscar a raiz dos desequilíbrios de fígado é uma questão de entender a causa fundamental de muitas doenças. Desejos demais – de sexo, fama, poder, segurança, dinheiro ou comidas muito saborosas – pode estimular a pessoa a comer excessivamente. Mesmo quando o que é comido não é muito, o desejo pode cegar o julgamento adequado, de modo a se escolher dietas e atitudes inadequadas.

Independente da dieta, quando as emoções são guiadas pelo desejo misturado com rancor, raiva e ressentimento, o dano ao fígado é enorme. Assuntos emocionais não resolvidos são armazenados fisicamente como resíduos no fígado, ao passo que o esclarecimento emocional destrava e libera esses resíduos. Dessa forma, à medida que a dieta melhora, é necessário liberar as obstruções emocionais. Se o trabalho de consciência é negligenciado, um bloqueio emocional pode encontrar o modo de perverter mesmo uma dieta perfeita, de modo que ela sustente o próprio distúrbio.

Susana Ayres

Fisioterapia, Acupuntura, Dietética Chinesa.

www.susanagigoayres.com.br

susanaayres@gmail.com

(61) 8628 1231

]]>
http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=181 0
Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a saúde da mulher. http://susanagigoayres.com.br/?p=129 http://susanagigoayres.com.br/?p=129#comments Wed, 04 Apr 2012 14:53:15 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=129 As índias quando menstruam passam o dia na rede indo, de quando em quando, lavar-se no rio. Até meados do século passado o incômodo menstrual era cuidado com chás (agoniada, artemísia, angélica e canela), bolsas de água quente sobre o abdômen e repouso.

A partir daí, com os anticoncepcionais e analgésicos e a mulher conquistando o mercado de trabalho muita coisa mudou e os saberes antigos foram deixados de lado.

A mulher trabalha muitas horas sob forte pressão, fuma e bebe mais e come muito mal. Perdeu a noção dos ciclos – menstrual, solar, lunar – deixou de ser mãe ainda jovem, perdeu o contato com tarefas extremamente Yin como cuidar e observar o desenvolvimento do filho, preparar os alimentos e saber como utiliza-los na promoção da saúde. Tarefas contemplativas e de natureza intuitiva e criativa também se foram. Isso aconteceu num curto período de tempo e é preciso observar para fazer os reajustes e desfrutar das grandes conquistas com saúde e força.

Os distúrbios relacionados ao ciclo menstrual e à fertilidade dispararam e as queixas com a TPM (tensão pré-menstrual) e dificuldades para engravidar são os destaques.

A médica. Xiaolan Zhao, no seu livro “Sabedoria Chinesa para a saúde da mulher” da editora Nova Era, observa que as mulheres, de natureza Yin(feminino), assumiram uma postura muito Yang (masculino) em suas vidas e isso mexeu muito com seu ciclo natural.

É interessante estar atento a isso. Mas o que acontece?

De maneira bem simplificada, pela MTC nosso corpo é repleto da energia vital Qi. Ter boa saúde significa ter o Qi circulando livremente por todo corpo. Nossas potencialidades dirigem o Qi para setores essências, ou seja, o uso faz o órgão. O ciclo menstrual depende do equilíbrio do Qi das funções Rim (R), Baço-Pâncreas (BP) e Fígado/Vesícula Biliar (F/VB), que não são os órgãos como se conhece, mas funções com ações físicas, energéticas e emocionais.

O Rim, que filtra o sangue, também cuida dos ossos e articulações e da estrutura emocional (força de vontade); guarda uma energia preciosa vinda dos pais; cuida da medula e do cérebro e mantem a forma de tudo, inclusive do útero e ovários. O equilíbrio de Yin e Yang (opostos complementares que dão origem a tudo – aqui Feminino e Masculino) de todo o organismo está sob seu comando. O medo e o excesso de sal provocam a constrição dos Rins, e sua energia deixa de fluir naturalmente.

Conviver com o medo/insegurança por longos períodos irá trazer prejuízos ao organismo da mulher, assim como o uso excessivo de sal. Se ela for sedentária, o quadro piora.

O BP capta a energia Yin que vem dos alimentos; mantém o sangue dentro dos vasos; cuida dos músculos e da reflexão. Para seu bom funcionamento pede um ambiente aquecido. O hábito de bebidas geladas, sorvete, alimentos crus e uso de roupas que expõem a lombar ao frio e vento podem causar muita cólica menstrual, ovários policísticos ou miomas. O pensamento forçado também dificulta a fluidez do BP. Horas de concentração e trabalho associadas a uma rotina alimentar desregrada pode trazer distúrbios menstruais sérios.

A TPM aparece no desequilíbrio do F/VB que têm relação com os tendões e músculos (plasticidade), com o sangue e humores (hormônios), com as emoções e com o Vento que, em excesso, causa muitos desequilíbrios. As contrariedades congestionam o Fígado e pode levar a dor de cabeça, irritabilidade, raiva, insônia, agressividade. Madeira gosta de exercícios ao ar livre, do contato com a natureza, da contemplação e da criatividade.

O frio e a umidade externos podem agredir e penetrar o corpo. A umidade penetra nos meridianos dos membros inferiores (BP, R, F) e pode causar distúrbios no ciclo menstrual. As avós e bisavós sabiam que a menstruação poderia ser interrompida ao se lavar a cabeça ou pisar descalço o chão molhado (umidade no Baço).

Atitudes simples podem ajudar: regrar horário das refeições e usar alimentos mais naturais e frescos; reservar horas para a contemplação como passeio entre árvores observando a luz do sol e o canto dos pássaros; atividade que traga serenidade – meditação, massagem, tai chi chuan.

Nas palavras da Dra. Xiaolan “Essas atitudes possuem qualidades de repouso (Yin) contrárias a qualidades de atividade(Yang)”.

Observar mais o corpo e suas reações frente diferentes estímulos – calor/frio, secura/umidade, noite e dia, e reações aos alimentos – ajuda resgatar esse Yin tão essencial.

Em alguns casos, deixar de comer gelados e/ou muito salgados dias antes da menstruação pode reduzir as cólicas menstruais até seu desaparecimento. Isso é interessante e resolutivo.

A Dra. Xiaolan ainda diz: “Nossa vida nada mais é do que um reflexo de nossas ações e de nossos pensamentos. A vida lhe devolverá tudo o que você deu a ela”.

Fica a dica de leitura e a sugestão de usar a Acupuntura para tratar os distúrbios menstruais ou de fertilidade.

]]>
http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=129 0
O Diagnóstico através do BDORT http://susanagigoayres.com.br/?p=114 http://susanagigoayres.com.br/?p=114#comments Wed, 04 Apr 2012 13:21:55 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=114 O Bi Digital O Ring Test – BDORT, Teste do Anel Bi-Digital, foi desenvolvido na década de 1970 pelo Dr. Yoshiaki Omura, com base na Cinesiologia Aplicada.

O teste permite que se identifiquem alterações em órgãos de todo o corpo de maneira simples, mesmo desconhecendo o histórico e as queixas do paciente. Permite ainda avaliar a eficácia ou ineficácia de um medicamento, bem como sua toxicidade e a dosagem adequada para seu uso.

É um método muito simples, de vasta aplicação e muito convincente, por isso único e revolucionário.

A execução do teste acontece com o paciente fazendo a oponência entre o polegar e o indicador de sua mão dominante, formando um círculo (anel) com esses dois dedos. O examinador tentará abrir esse anel com seus dedos na mesma posição (dedos em anel), como na figura abaixo. O paciente tentará resistir à abertura.

Avalia-se a intensidade da força dos dedos do paciente. Geralmente, se o anel abrir facilmente, algo não está normal.

A utilização do teste é muito ampla e pode orientar na escolha da melhor técnica terapêutica para aquela pessoa, assim como o melhor floral, erva, suplemento ou homeopatia específica naquele momento e ainda indicar a melhor dieta a seguir.

Mas o que, de fato, acontece?

Para entendermos melhor como o corpo pode nos responder tão prontamente, vamos recorrer à Cinesiologia Aplicada.

Tudo começou nos anos 1940, quando Kendal & Kendal e Wadsworth desenvolveram o chamado “Teste Muscular” e perceberam que os músculos tinham seu estado de contração básico alterado em diferentes condições físicas e emocionais.

No início da década de 1960, o Dr. George Goodheart, conhecedor do teste muscular, descobriu acidentalmente que, quando estimulados através de massagem por pressão, os pontos reflexos (pontos Neurolinfáticos de Chapmann e Neurovasculares de Bennet) poderiam ser utilizados para ativar o funcionamento do tônus muscular. Foi a partir da associação desses saberes com a Cinesiologia, a Quiroprática e as Medicinas Chinesa, Indiana e Tibetana, dentre outros conhecimentos, que o Dr. George Goodheart percebeu como o corpo humano respondia a diferentes estímulos. Partindo de perguntas objetivas, buscando respostas positivas ou negativas, é possível identificar transtornos da saúde.

Assim, simplificamos a Cinesiologia Aplicada a duas frases:

1º. O que nos faz bem nos fortalece, e a tradução disto pode ser um aumento da força muscular;

2º. O que nos faz mal nos enfraquece; pelo mesmo raciocínio, perdemos força muscular.

George Goodheart percebeu este fenômeno, elegeu um músculo do corpo, verificou sua força-padrão e, apresentando diferentes estímulos, verificou a alteração do padrão de força inicial.

Um exemplo simples é pedir a uma pessoa que segure um frasco com açúcar e notar a perda do padrão inicial de força bem acentuado; supõe-se, então, que o açúcar lhe faz mal.

Analisando o dia-a-dia, percebe-se que este fenômeno é muito mais corriqueiro do que se imagina.

Quando uma pessoa se depara com um evento ruim ela se sente muito mal e nota que todo seu organismo responde a isso e, passado algum tempo, fica ainda com a sensação desagradável.

Por outro lado, num evento muito bom, a pessoa se sente bem, seu corpo reage positivamente e chega a ter a sensação de fortalecimento e bem estar.

Algumas teorias da Física auxiliam na compreensão dessa questão.

Na Teoria de Campo, Michael Faraday e James Clerk Maxwell postulam que cada carga cria uma “perturbação” ou uma condição no espaço à sua volta, de modo que a outra carga, quando presente, sente sua força. Nasce, assim, o conceito de um universo cheio de campos criadores de forças, que interagem umas com as outras. Surge também uma estrutura científica que explica nossa capacidade de influir uns nos outros à distância, através de meios que sejam diferentes da fala ou da visão. Um exemplo disto é quando atendemos o telefone e sabemos quem está do outro lado sem sequer ouvirmos sua voz.

Pela conhecida Teoria da Relatividade de Einstein, matéria e energia são intercambiáveis, entendendo cambiar como sendo transformar, alterar ou mudar. A matéria é simplesmente uma vibração energética mais ou menos acelerada, apresentando, desta maneira, densidades distintas. Nosso corpo é energia. Este é um ponto muito relevante para compreender a eficácia da Cinesiologia Aplicada, corroborando também a teoria anterior dos campos de força.

Outra teoria da Física que oferece subsídios para a compreensão do evento do diagnóstico pela Cinesiologia Aplicada é a dos Campos Morfogenéticos, que Rupert Sheldrake sugere. De acordo com esta hipótese, toda vez que um membro de uma espécie aprende um novo comportamento, modifica-se o campo causativo da espécie (Campos de Força ou Teoria da Relatividade), ainda que ligeiramente. Se o comportamento se repetir durante o tempo suficiente, sua “ressonância mórfica” dirá respeito à espécie toda. Assim se explica o Princípio do Centésimo Macaco (Lyall Watson): depois que um grupo de macacos aprende um novo comportamento, outros macacos, em localidades distantes deste grupo, sem qualquer meio possível de comunicação entre eles, aprendem o mesmo comportamento. Isso quer dizer que os Campos Mórficos se propagam através do espaço e do tempo e que os eventos passados influenciam outros sucessos em toda parte. Assim, quando falamos em populações, as energias também são intercambiáveis.

Para fechar, temos a Memória da Água, um dos princípios clássicos da homeopatia. Um grupo de cientistas japoneses percebeu e fotografou mudanças na estrutura molecular da água a depender do estímulo dado.

As técnicas da Cinesiologia Aplicada, também conhecidas como Balanceamento Muscular, são usadas sempre com a finalidade de equilibrar o sistema corpo-mente, uma vez que a terapia não está voltada para “curar” doenças, mas para recompor o tônus muscular e o equilíbrio das pessoas. É um método natural complementar que usa o teste muscular como técnica de biofeedback, usado para determinar os problemas de comunicação, os desequilíbrios ou desarmonias estruturais, mentais ou emocionais.

Assim, com a prática do BDORT, o Dr. Omura notou alguns aspectos interessantes, que modificam vários paradigmas da Medicina, como a presença de vírus, bactérias e metais pesados em áreas de doenças crônicas, como dores de causa indefinida e o câncer.

O Dr. Omura sistematizou um método diagnóstico ímpar. Ele coloca o paciente em contato com lâminas que contêm um agente agressor (parasitas ou bactérias) e, através do teste muscular, observa a manutenção ou a perda de tônus muscular. Se houver manutenção do tônus, esse agente não está causando mal ao paciente; do mesmo modo, se houver perda de força o mal é presente, quer dizer, aquele paciente está infestado com aquele agente.

Isso é uma revolução na Medicina, pois o teste é muito simples e, além de pode ser usado para identificar infestações, alergias, intolerância alimentar e desequilíbrios energéticos em meridianos, pode confirmar se o medicamento indicado é o mais adequado para aquele problema.

Parafraseando a Bíblia, a cura sempre é possível, mesmo que a ciência não compreenda como.

]]>
http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=114 0
Aroma Terapia http://susanagigoayres.com.br/?p=85 http://susanagigoayres.com.br/?p=85#comments Wed, 04 Apr 2012 12:34:38 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=85 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=85 0 Natureza 5 http://susanagigoayres.com.br/?p=82 http://susanagigoayres.com.br/?p=82#comments Wed, 04 Apr 2012 12:33:37 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=82 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=82 0 Homeopatia http://susanagigoayres.com.br/?p=79 http://susanagigoayres.com.br/?p=79#comments Wed, 04 Apr 2012 12:32:12 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=79 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=79 0 Agua Terapia http://susanagigoayres.com.br/?p=76 http://susanagigoayres.com.br/?p=76#comments Wed, 04 Apr 2012 12:31:20 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=76 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=76 0 Natureza 4 http://susanagigoayres.com.br/?p=73 http://susanagigoayres.com.br/?p=73#comments Wed, 04 Apr 2012 12:30:16 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=73 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=73 0 Os Incensos http://susanagigoayres.com.br/?p=70 http://susanagigoayres.com.br/?p=70#comments Wed, 04 Apr 2012 12:29:14 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=70 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=70 0 Natureza3 http://susanagigoayres.com.br/?p=67 http://susanagigoayres.com.br/?p=67#comments Wed, 04 Apr 2012 12:28:28 +0000 admin http://aferia.com.br/~susana/?p=67 http://susanagigoayres.com.br/?feed=rss2&p=67 0