Acupuntura

Publicado

Acupuntura

A primavera é um novo começo, época do ano de acordar com o sol e fazer caminhadas ligeiras, atividades yang que refletem a natureza ascendente e ativa desta estação. A vida empurra as plantas para cima depois do inverno seco. A visão da cor verde das plantas novinhas nutre a alma através dos olhos, de tal forma que o apetite por comida diminui e o corpo se limpa, não só de resíduos alimentares, mas do desejo excessivo e das emoções de insatisfação, impaciência e raiva. Os olhos e a mente estão mais atentos, a visão torna-se mais clara. As coisas são vistas de novas maneiras. Momento próprio para contatar sua própria natureza e dar atenção à consciência de si e de sua expressão.

As forças sobrenaturais da primavera criam vento no Céu e madeira na Terra. No corpo criam o fígado e os tendões; criam a cor verde e dão à voz a habilidade de fazer um som gritante; criam os olhos, o sabor ácido, a emoção raiva. (do Ling Shu, Huangdi Neijing).

Devemos aproveitar o momento para mudar hábitos, tomar novos contornos, buscar novos desafios, ver brotar outras sementes. Essa é a possibilidade de renovação que a primavera nos oferece, com frescor, vitalidade e flexibilidade. Momento de retificar o fígado e a vesícula biliar, comendo menos para limpar o corpo de gorduras e comidas pesadas do inverno. A dieta deve ser a mais leve do ano, com comidas que enfatizem as qualidades yang, ascendentes e expansivas da primavera – plantas jovens, brotos, folhas imaturas e cereais.

A qualidade expansiva e crescente dos alimentos de sabor doce e pungente, como chá de hortelã com mel, é recomendada como um meio de criar uma primavera pessoal por dentro. Ervas aromáticas picantes/pungentes – manjericão, funcho, manjerona, alecrim, cominho, louro – são desejáveis nesta época. São bem vindos os carboidratos complexos, como cereais, leguminosas e sementes, que têm sabor doce que aumenta com a germinação, assim como jovens cenouras, beterrabas e outros vegetais amiláceos que trazem, além do doce, o frescor.

Preparar a comida é mais simples na primavera. Comidas cruas e brotadas podem ser enfatizadas, encorajam a presteza, o movimento rápido e as atividades mais voltadas para o exterior. Também limpam e refrescam. Não obstante, existem limitações. Excesso de alimentos crus pode enfraquecer a digestão e desencadear reações de limpeza excessivas, e não devem ser comidos na inflamação do cólon.

Nesta época é melhor cozinhar por menos tempo e em temperaturas mais altas; assim a comida não fica tão cozida.

Proteger o fígado é a grande pedida. Muita gordura, química, toxinas e alimentos refinados bagunçam os processos bioquímicos do fígado, facilitando seu congestionamento. A fisiologia chinesa tradicional diz que o fígado saudável estabelece um fluxo de energia suave e curativo através da pessoa toda (corpo e mente). Quando o fígado é harmonioso, nunca há estresse e tensão. Pessoas com fígado vitalizado são calmas; fazem julgamentos corretos e são eficientes quando responsáveis por decisões. Se obstruído, estagnado ou superaquecido, o fluxo de energia no fígado e no corpo são prejudicados, resultando em dificuldade emocional ligada à raiva: impaciência, frustração, ressentimento, rudeza, arrogância, teimosia, agressividade e uma personalidade impulsiva e explosiva. Se essas emoções são reprimidas sem uma oportunidade de transformação, causam depressão. Mudanças de humor bem como excessos emocionais em geral são ligadas ao fígado.

Comer demais, com muita gordura e tarde da noite deixa o fígado inchado e lerdo em sua tentativa de fazer a energia circular harmoniosamente pelo corpo. O chi (energia que circula no corpo) estagna no fígado e não é distribuído direito.

Em situações assim pode ocorrer nódulos na tireoide, distensão de abdômen ou tórax, inchaços ou caroços no pescoço, nas axilas, nos lados do corpo.

O fígado rege os tendões e os olhos, e quando o fluxo de chi e de fluídos do corpo são deficientes, os tendões não são “umedecidos” e podem se romper, inflamar ou causar contrações incomuns ou fraqueza nos músculos, resultando num corpo rígido e pouco flexível.

Os meridianos do fígado passam através dos olhos e influenciam os tecidos em torno deles, que são diretamente afetados de inúmeras formas. Catarata; glaucoma; olhos inflamados, lacrimejantes, vermelhos ou secos; miopia ou hipermetropia e outras anomalias visuais basicamente espelham as condições do fígado.

O fígado armazena e purifica o sangue, liberando-o para a circulação em períodos de atividade maior. Enquanto armazenado, o sangue é processado e purificado. Entretanto, se o fígado está estagnado, a purificação do sangue pode ser inadequada, levando à liberação de toxinas através da pele. Sangue impuro é causa de acne, eczema, furúnculo, espinha e alergia; além disso, sangue tóxico alimenta todas as condições degenerativas, incluindo câncer e artrite.

Se a armazenagem de sangue funciona mal, a menstruação pode ser excessiva, irregular, escassa ou ausente. O sangue lubrifica e nutre os tecidos; se houver deficiência de sangue do fígado teremos anemia, secura, espasmos ou fraqueza de tendões/músculos/ligamentos, unhas quebradiças e manchas no campo visual.

Vento, uma força climática associada com o fígado e com a primavera, é descrito nos clássicos chineses como a influência ambiental externa que entra no corpo com certa facilidade e causa transtornos.

Os sinais gerais de vento no corpo são: dores que se movem, convulsões, tremores, cãibras, vertigens, derrames, tempestades emocionais, nervosismo, incerteza, espasmos, coceiras, tonturas. O vento pode danificar certos órgãos e sistemas causando estase: rigidez, paralisia, hemiplegia, coma e insensibilidade.

Quando o fígado fica estagnado acontecem sedimentos na vesícula biliar. A vesícula, atuando como um reservatório para a bile, torna-se menos eficiente quando entupida por sedimento, e problemas agudos podem surgir do deslocamento desses sedimentos para o duodeno. Pessoas com processos crônicos precisam de uma limpeza de vesícula biliar para poder se recuperar completamente.

Buscar a raiz dos desequilíbrios de fígado é uma questão de entender a causa fundamental de muitas doenças. Desejos demais – de sexo, fama, poder, segurança, dinheiro ou comidas muito saborosas – pode estimular a pessoa a comer excessivamente. Mesmo quando o que é comido não é muito, o desejo pode cegar o julgamento adequado, de modo a se escolher dietas e atitudes inadequadas.

Independente da dieta, quando as emoções são guiadas pelo desejo misturado com rancor, raiva e ressentimento, o dano ao fígado é enorme. Assuntos emocionais não resolvidos são armazenados fisicamente como resíduos no fígado, ao passo que o esclarecimento emocional destrava e libera esses resíduos. Dessa forma, à medida que a dieta melhora, é necessário liberar as obstruções emocionais. Se o trabalho de consciência é negligenciado, um bloqueio emocional pode encontrar o modo de perverter mesmo uma dieta perfeita, de modo que ela sustente o próprio distúrbio.

Susana Ayres

Fisioterapia, Acupuntura, Dietética Chinesa.

www.susanagigoayres.com.br

susanaayres@gmail.com

(61) 8628 1231